Técnicas

Comunidade de Arte e Artesanato

Loja

Dicas para pintura em biscuit

Tipos de tintas para porcelana fria

Cada técnica de pintura exige um tipo de tinta. Por exemplo: * Corante específico para Biscuit

Corante em pó, vai direto na massa com grande rendimento. Várias cores, inclusive Fosforescente e Perolado. Não suja as mãos...
veja mais aqui Corantes em pó para Biscuit
Tintas para Desenhos

tinta a óleo é preferível para dar efeito esponjado porque não danifica a esponja, espalhando-se com igualdade.
tinta a óleo é considerada a mais nobre porque gera aparência de louça italiana;


tinta acrílica é a mais indicada para fazer o efeito aguado, uma vez que escorre e seca mais rapidamente, enquanto a tinta plástica é a melhor para fazer o efeito carimbado, porque é brilhante e espessa.

 a acrílica gera efeito semelhante a óleo, mas exige maior habilidade por secar mais rapidamente

tinta guache é usada em biscuit para tingir a massa

tinta para tecido é utilizada tanto para tingir a massa, como para pintar a peça


tinta plástica oferece um acabamento brilhante, com cores vivas, próprias para temas infantis

tinta craquelê é usada para acabamento sobre superfícies largas e lisas, fazendo o biscuit ficar como se estivesse com rachaduras

tinta "puff", com a ajuda de um secador de cabelo, faz parecer algumas bolhas, que podem simular nuvens, fumaça, por exemplo.
Quanto às variações de cores, são tantas que é possível encontrar 11 tonalidades de amarelo de uma única marca, além de 53 opções de cores de tinta a óleo e 30 de tinta acrílica.

 

Dicas:

Para fazer cabelos loiros, pinte-os de amarelo ocre e, depois que secar, pinte-os de acrílico brilhante dourado. Já para castanhos, tinja-os primeiro com ocre e então com acrílico brilhante cobre. Para fazer cabelos pretos apenas tinja de preto e passe verniz por cima.


Para chegar ao tom de bochechas rosadas passe blush utilizando um pincel de sombra e, por cima, passe um fixador verniz spray para o rosado não sair.


Pincel limpo tem maior durabilidade. Nunca deixe o pincel dentro da água porque suas cerdas ficam tortas e amassadas. Se a tinta for a base de álcool, limpe o pincel com álcool. Para limpar a tinta óleo somente solvente ou aguarrás são eficientes.


Para fazer a técnica da pintura aguada com tinta a óleo é bom lembrar que ela apenas pode ser dissolvida com secante de cobalto, e não com água. Além disso, a tinta óleo é a que demora mais para secar. O secante de cobalto pode ser utilizado para acelerar a secagem, mas o brilho da tinta desaparecerá.


O óleo de linhaça dá mais brilho á peça e a essência de terebintina faz o fosco proposital.


Para tirar excesso de tinta à base de água, passe um cotonete embebido de água na região.


Para tingir a massa de branco, use o branco titânio. Para pintar a peça de branco, deve-se usar o branco zinco.


Antes de tingir a massa com a cor desejada, coloque um pouco de tinta branca para que não fique transparente após a secagem. Depois, acrescente a cor desejada e misture. O ideal é tingir, um pouco, a massa antes do uso. Para isso, use tinta a óleo, guache, acrílica, para tecidos ou pigmentos para parede (Xadrez ou Suvinil).


Utilize, sempre, pouca tinta para não ressecar a massa. Depois de seca, escurecerá três vezes mais e diminuirá de tamanho.


Se sua intenção é fazer várias peças, tinja a quantidade de massa suficiente para todos os trabalhos de uma só vez. Caso contrário, poderá ocorrer diferenças de tons.